Hermes Trismegisto foi um grande sábio e sacerdote egípcio e é mencionado na literatura ocultista como o maior de todos os sábios egípcios, o grande criador da Alquimia.
Alquimia é uma ciência que busca purificar e aperfeiçoar certos objetos, como a transformação de metal em ouro. Contudo, isso é uma analogia, porque o verdadeiro objetivo da alquimia é o aperfeiçoamento pessoal através do autoconhecimento, nós somos o material que precisa ser lapidado.
“O Homem nada sabe; mas é chamado a tudo conhecer.” -Hermes Trismegisto-
Além disso, Hermes desenvolveu um profundo sistema de crenças metafísicas que hoje é conhecido como Hermética. Para alguns pensadores medievais, Hermes Trismegisto foi um profeta pagão que anunciou o advento do cristianismo. E segundo o Islã, este mestre era o próprio profeta Ídris ou Enoch. Mencionado diversas vezes no Alcorão e que viu Deus face a face graças à sua santidade.
Entre as obras mais importantes associadas a Hermes também estão os textos compilados no Corpus Hermeticum e a Tábua de Esmeralda.
Em 1908, os princípios que regem todas as coisas foram reunidos no Livro O Caibalion, escrito pelos Três Iniciados a partir dos Livros de Hermes. Nele se encontram as descrições das 7 Leis que regem o universo.
“É loucura tentar explicar para o mundo aquilo que ele não está preparado para saber”. – Baseado no livro: O Caibalion ensinamentos de Hermes Trismegisto.