Podemos ver esse princípio em vários momentos em nossas vidas onde estamos felizes e em outros, tristes; momentos com dinheiro e em outros momentos, sem. São as “marés” da vida.
Temos também vários ditados populares que retratam essa lei: “Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe”; “Um dia é da caça, o outro do caçador”; “Depois da tempestade vem a bonança” etc. Nada está garantido nem certo. É como um pêndulo, a medida do movimento para um lado é a mesma para o outro. A vida é um pêndulo, hora estamos de um lado, hora do outro. A vida é cíclica, as ocorrências da vida não são fortuitas, ocasionais, mas estão relacionadas com a verdade individual de cada um e com a finalidade última da criação Divina. As oportunidades sempre retornam para o nosso aprendizado.
Na prática, esse princípio vem nos ensinar a buscar o equilibro dentro das “oscilações da vida”. Quanto mais estivermos “suscetíveis aos altos e baixos” mas sentiremos os dissabores dessas fases. Aprender a nos “verticalizarmos”, a nos “elevarmos” moral e espiritualmente é o grande objetivo da nossa existência. Quanto mais nos apegarmos aos “problemas” ou “marés” ruins mais tempo iremos passar nesse sofrimento sem ver o que precisa ser visto para que façamos o aprendizado requerido. Ao despertamos e evoluirmos em consciência, mais próximos do fiel da balança estaremos. A vida nunca deixará de nos oferecer desafios, cabe a nós passar por eles sem permanecer neles. Temos que aprender a sair “dos picos” e construir curvas menos acentuadas, só não uma reta porque não existe uma vida linear, perfeita, sem desafios, problemas e dores. O que existe é o propósito de fazer a lição de casa para não “ficar de recuperação”.
As essências que eu recomendaria para esse princípio são exatamente aquelas que irão trabalhar essa verticalização, a elevação moral e espiritual, a Fé no sentido de não perder as esperanças, sair do estado de vitimização, despertar o otimismo para dias melhores e principalmente essências para ajudar no amadurecimento da alma despertando nela toda sua capacid