Situada em um aprazível e encantador local, o Sitio Florais de Minas, nas proximidades da cidade de Itaúna (MG), a cerca de 80 km da capital mineira, a Instituição Florais de Minas foi constituída no ano de 1992, com a finalidade de consolidar e divulgar suas pesquisas. Desde esta época a empresa vem passando por inovações e expansões.
A pesquisa dos Florais de Minas representa a associação das várias seções do conhecimento humano, indo da filosofia clássica à física quântica, dos arquétipos universais ao conhecimento popularizado, da etimologia à mitologia, da assinatura das plantas ao significado profundo de seus princípios ativos e toda a conjugação com o comportamentohumano. Desta junção é que sai o ingrediente principal, os Florais de Minas, capaz de acionar as forças da natureza, dar equilíbrio ao homem, integrando holisticamente saberes.
Fundos são investidos em equipamentos de última geração que tendem a propiciar a máxima qualidade à pesquisa, ao controle de qualidade e aos produtos. Os Florais de Minas possuem laboratórios completos de farmacognosia, microbiologia, físico-química, microscopia e estereoscopia ótica e digital, análise de água e líquidos, e análise quantitativa de princípios de plantas, contando com aparelhagens computadorizadas das mais modernas do mundo, como HPCL (Hight Performance Liquid Chromatography) e espectrofotômetro UV_VIS.
Apesar do caráter inovador, da erudição e sofisticação de sua pesquisa, do rigor em seu controle de qualidade, os FM primam pela simplicidade e sensibilidade da abordagem da Natureza, seja ela interna ou externa ao homem. Através da bioeletrografia (Kirliangrafia) e da cristalização sensitiva em baixas temperaturas (cristais de essências florais) os FM têm desenvolvido pesquisas pioneiras em análises no campo sutil.