Chegamos a setembro e já podemos observar os olhos apontando para um assunto muito importante:
O combate ao suicídio.
Ele acomete mais de 800 mil pessoas por ano, sendo a segunda maior causa de morte no planeta entre pessoas entre 15 e 29 anos segundo dados da OMS – a primeira é a violência. Precisamos estar atentos porque na maioria dos casos a morte pode ser evitada. É preciso entender que o suicídio é uma etapa final de um sofrimento, é o grito desesperado de alguém que não conseguiu dar vazão ao seu sofrimento.
Assim sendo, é muito importante ser capaz de ouvir e ajudar a pessoa que se encontra nesse estado, a buscar ajuda de um profissional.
O suicídio entre jovens no Brasil é uma questão que vem chamando a atenção dos profissionais da saúde. Resultados de pesquisas mostram que a solidão é tão mortal quanto fumar 15 cigarros por dia e pode ser mais perigoso que a obesidade. E o mais alarmante, os jovens sentem muito mais solidão em relação às pessoas mais velhas.
As redes sociais têm contribuído muito para o aumento desta estatística visto que cada vez mais tem-se menos contato físico e nós, seres humanos, precisamos deste contato para nossa saúde física, emocional, mental e espiritual. E outra, nas redes sociais todo mundo é feliz e “eu não!”. Para o adolescente isso de fato, possa significar a morte. Se você sente que está precisando de ajuda, não hesite, procure ajuda!!
Vamos conversar, encontrar um meio de aliviar seu sofrimento. Juntos, encontraremos saídas de uma forma mais amorosa.