Lembra que no post anterior, eu falei que o uso excessivo do celular causa vício igual ao de drogas ilícitas? Mas como isso prejudica o nosso cérebro?
Quando fazemos algo que nos traz prazer de alguma forma, temos uma liberação de dopamina no cérebro. Ao utilizar o celular como uma forma de entretenimento, olhando suas redes sociais, por exemplo, temos essa sensação. O problema é que, quando fazemos o uso exagerado desse entretenimento, começamos a precisar de mais tempo para conseguir a mesma sensação.
As redes sociais que utilizamos diariamente são especialistas em trazer toda essa dopamina até nós, fazendo com que fiquemos cada vez mais presos a elas. Prova disso é o Brasil ser, junto da Indonésia, o país que mais passa horas por dia na internet e nas redes sociais.
Assim, temos mais um problema surgindo: o quanto isso pode atrapalhar a vida das pessoas. Imagine que você está trabalhando, mas não consegue tirar da cabeça a vontade de pegar o celular e conferir as suas redes sociais, responder mensagens ou consumir algum conteúdo, é possível trabalhar assim? Acho que não tem como concluir alguma coisa desse jeito, certo?!
Observe se você sofre com isso também, mas nunca havia reparado. Acontece mais do que nós imaginamos!