Segundo as designações dadas pelos dicionários, o medo é uma emoção causada pela consciência de que se está exposto a algum tipo de perigo, seja real ou não, o anseio de que algo ruim possa acontecer.
O que podemos entender disso? Que é uma emoção que nos coloca em estado de alerta, logo, ele é bom para nos poupar de situações muito ameaçadoras, onde enfrentamos um perigo REAL. Ufa!
O problema é que o medo não é sempre bom. Às vezes, sentimos essa emoção em situações desnecessárias, nos impedindo de agir.
Quantas vezes você não ficou paralisado por conta do medo? De qualquer tipo que seja, como medo de sair da sua zona de conforto e dar tudo errado ou o medo de errar. É por isso que eu sempre digo: qual o problema de errar? Isso é completamente normal e faz parte de todo processo evolutivo. O erro é o responsável por todos os acertos que vierem depois dele.
Eu te convido para a seguinte reflexão de mudança de perspectiva: o medo não é o contrário de coragem, o medo é uma fração dela, afinal, ser corajoso não significa vencer o medo e sim conseguir agir, APESAR dele.
Não deixe essa emoção te paralisar, entenda e aceite-a para permitir que ela te impulsione!